Isolamento social e solidão entre adultos mais velhos
Este módulo de formação centra-se na compreensão da relação entre isolamento social e solidão, utilizando dados e investigação para identificar os principais fatores de risco. Oferece uma oportunidade para discutir métodos para identificar e abordar casos de solidão, bem como estratégias de mitigação nos países parceiros. O módulo também explora abordagens para promover as relações interpessoais entre adultos mais velhos. Além disso, oferece uma introdução ao Programa FRIEND, explicando os seus objetivos e como pretende capacitar os adultos mais velhos para construir relações sociais significativas e positivas.
Este módulo explora como o preconceito contra a idade molda a nossa visão sobre o envelhecimento e afeta a amizade e a participação dos adultos mais velhos na sociedade. Ele também examina como as relações sociais evoluem ao longo do tempo e destaca a importância das conexões sociais para o bem-estar da comunidade. Por fim, oferece estratégias que os facilitadores podem usar para promover a inclusão e incentivar o envolvimento social entre os adultos mais velhos.
O módulo apresenta a estrutura geral do programa FRIEND e as competências essenciais para ser um facilitador FRIEND, identificando estratégias para a gestão de grupos, para lidar com situações delicadas e para a retenção dos participantes.
Este módulo 4 centra-se na apresentação do programa FRIEND para adultos mais velhos. Inclui uma descrição detalhada das sessões de formação, os seus objetivos e os resultados de aprendizagem das atividades interativas.
Este capítulo começa por apresentar o programa FRIEND aos adultos mais velhos como um quadro de referência para o que os facilitadores irão implementar na estrutura. Segue-se uma exploração do papel essencial e do perfil do facilitador FRIEND no âmbito do programa FRIEND. Quer seja um profissional ou um voluntário, o facilitador desempenha um papel fundamental na promoção da amizade como ferramenta para reduzir a solidão e a exclusão social em adultos mais velhos. Com base em insights de grupos focais em cinco países, o capítulo descreve as competências e responsabilidades essenciais esperadas dos facilitadores, bem como orientações práticas sobre recrutamento, facilitação de grupos e lidar com situações delicadas. A ênfase é colocada na empatia, inclusão e na criação de um espaço seguro e acolhedor para os adultos mais velhos. Através de uma formação estruturada e de uma preparação cuidadosa, os facilitadores são capacitados para orientar sessões de grupo significativas e apoiar os participantes na construção de conexões sociais duradouras.
GA no:
2023-1-NL01-KA220-000156207
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.