Muitas pessoas, incluindo investigadores, profissionais e decisores políticos, têm-se concentrado em encontrar formas de prevenir a solidão e minimizar as suas consequências. Em toda a Europa, existem iniciativas destinadas a reforçar as redes sociais, aumentar o apoio mútuo entre vizinhos e melhorar as relações interpessoais. Na verdade, «a forma mais óbvia de superar a solidão é estabelecer ou melhorar as relações sociais» (Perlman & Peplau, 1981, p. 53). Estudos também destacam que o acesso a oportunidades de lazer, recreação e cultura, bem como um forte sentimento de pertencimento à comunidade, são fatores significativos na mitigação da solidão (Smale et al., 2022).
Na Holanda, por exemplo, o Buurtcirkel Neighbourhood Circles é um programa que conecta pequenos grupos de 9 a 12 residentes do mesmo bairro, cada um vivendo de forma independente, para apoiar uns aos outros. Os membros do grupo ajudam em tarefas como ir a consultas ou fazer compras, e há um orientador do bairro que fornece orientação profissional ao grupo. A iniciativa é apoiada por autoridades locais, organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade.
Na Polónia, o Centro Sénior Ativo, gerido pela Associação de Apoio às Atividades dos Idosos «AS», oferece um espaço significativo onde os adultos mais velhos podem explorar as suas paixões, talentos e objetivos, enquanto interagem com outras pessoas que valorizam as relações humanas. Funciona de segunda a sexta-feira como um local de encontro para quem procura companhia e comunidade. Todas as atividades são gratuitas para os membros, que também recebem uma refeição gratuita servida pelo restaurante da Associação, «Grandma Krysia’s Pots». As principais atividades oferecidas incluem sala de costura para adultos mais velhos, oficina de artesanato, oficina de culinária e um espaço para diversas atividades e interação social. A Associação financia as suas operações através de atividades de empreendedorismo social, incluindo três restaurantes – um em Mława e dois em Płock – que operam sob a marca «Grandma Krysia’s Pots».
Em Portugal, o projeto pioneiro Radar visa identificar pessoas com 65 anos ou mais que vivem em Lisboa e construir sistemas comunitários para reforçar a coesão social. Através da georreferenciação das pessoas, juntamente com as suas expectativas e potencial, o projeto procura planear intervenções coordenadas e sustentáveis, adaptadas a cada situação. O seu objetivo final é melhorar a qualidade de vida e garantir a prestação de serviços de alta qualidade. A iniciativa envolve a identificação, avaliação e encaminhamento de casos, seguidos de acompanhamento e apoio contínuos a cada indivíduo. No âmbito do programa «Lisboa, Cidade COM VIDA Para Todas as Idades», o projeto dá prioridade à criação de bairros mais solidários, comunicativos e atentos às necessidades dos residentes com mais de 65 anos que estão em risco de isolamento ou solidão indesejada. Este esforço conta com a colaboração de uma extensa rede de parceiros e serviços disponíveis à população, incluindo a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia, organizações que prestam apoio a residentes adultos mais velhos, farmácias, empresas locais, empresas e a população em geral.
Em Itália, a ANCeSCAO – A.P.S. (Associazione Nazionale Centri Sociali, Comitati Anziani e Orti) é uma associação democrática, apartidária e sem fins lucrativos dedicada a ajudar os adultos mais velhos a superar a solidão e a marginalização frequentemente associadas ao envelhecimento. Atualmente, existem mais de 1300 centros espalhados por 54 províncias em Itália, que servem de centros para várias atividades e iniciativas impulsionadas inteiramente pelos próprios adultos mais velhos. Uma característica distintiva destes centros é o seu modelo de autogestão e a dependência total do voluntariado dos seus membros. Esta abordagem de base capacita os adultos mais velhos a assumir um papel ativo nas suas comunidades, promovendo um sentimento de pertença e propósito, enquanto combate o isolamento.
O projeto AISSS (Serviços Integrados de Assistência Social e Saúde para a Solidão Indesejada), desenvolvido na região de Alt Pirineu-Aran, na Catalunha, Espanha, visa combater a solidão indesejada entre os adultos mais velhos, combinando dados sociais e de saúde. Baseia-se no programa Vincles já existente, integrando 10 novos indicadores relacionados com a saúde, que melhoram significativamente a deteção de indivíduos em alto risco de solidão. A iniciativa incentiva a colaboração entre profissionais de saúde e serviços sociais, permitindo respostas mais coordenadas e eficazes. Um projeto-piloto em Montferrer i Castellbò mostrou resultados promissores, com melhor identificação e apoio a indivíduos isolados. No geral, o AISSS oferece uma abordagem baseada em dados e na comunidade para lidar com a solidão de uma forma mais holística e proativa.
Por fim, todos os parceiros, exceto a Polónia, fazem parte do movimento Cycling Without Age (Ciclismo sem Idade). Esta iniciativa está agora presente em aproximadamente 40 países em todo o mundo, incluindo o Brasil, os EUA e a Nova Zelândia, entre outros. Apoiado por voluntários dedicados, o programa oferece aos adultos mais velhos com mobilidade limitada a oportunidade de desfrutar de passeios de 30 minutos ou mais em veículos especialmente adaptados. O que distingue esta iniciativa é a sua abordagem inovadora: dá aos adultos mais velhos com limitações físicas a oportunidade de experimentar um passeio único pela sua área local. O projeto é uma verdadeira solução centrada na comunidade, levando a experiência diretamente às pessoas nos seus bairros e no ambiente natural das suas redes sociais.
Compreender os diversos fatores e determinantes da solidão é essencial para adotar uma abordagem intersetorial que integre saúde, serviços sociais e recursos comunitários. Tal abordagem aborda a natureza multifacetada da solidão, enquanto cria ambientes que facilitam interações sociais significativas e apoiam práticas de envelhecimento saudável entre os adultos mais velhos (Ogrin et al., 2021).
Buurtcirkel Neighbourhood Circles
Active Senior Centre
Radar Project
ANCeSCAO – A.P.S. (Associazione Nazionale Centri Sociali, Comitati Anziani e Orti)
AISSS (Integrated Social and Healthcare Services for Unwanted Loneliness)
Cycling Without Age