É fundamental considerar como o programa é apresentado aos adultos mais velhos durante o recrutamento e ao longo da sua participação. Embora o objetivo final seja reduzir o isolamento social e a solidão, a mensagem deve centrar-se em resultados positivos, tais como a oportunidade de:
Esta abordagem, conforme destacado por Nan Stevens (Stevens, 2001), apoia a motivação e incentiva a participação, enfatizando o crescimento pessoal, o prazer e a conexão em vez das deficiências ou necessidades. Assim, em vez de enfatizar os «problemas a resolver», o programa deve ser enquadrado como uma oportunidade para conexão social, partilha de sabedoria e envolvimento comunitário.
Os facilitadores devem estar disponíveis para consultas individuais, permitindo que os adultos mais velhos façam perguntas ou expressem preocupações em particular. Esta abordagem personalizada pode ajudar a lidar com medos, esclarecer expectativas e construir confiança — elementos essenciais para o envolvimento inicial e a participação sustentada.
Outro aspeto importante para criar um ambiente verdadeiramente acolhedor e inclusivo para os adultos mais velhos é reconhecer e respeitar o contexto sociocultural local em que o Programa FRIEND será implementado. O que parece convidativo, respeitoso ou envolvente num país ou comunidade pode não ter o mesmo impacto noutro, devido a diferenças nos valores culturais, normas de comunicação, confiança nas instituições e hábitos sociais.
Um ambiente verdadeiramente acolhedor também exige que os facilitadores:
Outro aspeto importante é eliminar o tom formal do programa. Os participantes não devem sentir que estão numa sala de aula tradicional. Em vez disso, a abordagem deve ser informal e centrada na pessoa, utilizando conceitos e métodos que incentivem a partilha de experiências e a expressão pessoal. Isto significa valorizar as opiniões e experiências vividas pelos participantes e envolvê-los ativamente no processo de aprendizagem, em vez de os colocar num papel passivo. Criar uma atmosfera descontraída e coloquial ajuda a construir confiança, promove o respeito mútuo e apoia um envolvimento mais profundo com o conteúdo.
Em última análise, criar um ambiente acolhedor significa fazer com que todos os participantes se sintam seguros, vistos e valorizados — não apenas sendo amigável, mas moldando intencionalmente o programa para refletir a identidade e as necessidades da comunidade local.
 
													GA no:
2023-1-NL01-KA220-000156207
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.
© 2024 | Friend partnership © All Right Reserved – Anziani Non Solo Scs – Via Lenin 55 Carpi (Italy) P.IVA E Iscr. Reg. Imp. MO 04699521219 REA MO – 341781