Personagens:
Cenário:
No meio de uma sessão focada em melhorar as relações interpessoais, o grupo discute como se relacionam com os outros e partilham experiências pessoais. Enquanto os outros participantes se envolvem na conversa, Alberto permanece quase em silêncio, apenas fazendo comentários breves ou acenando com a cabeça quando solicitado. Ele sente-se deslocado no ambiente do grupo maior e tem dificuldade em contribuir. Margarida, percebendo o silêncio de Alberto, incentiva-o a falar mais, pensando que talvez ele só precise de um empurrãozinho. No entanto, Alberto fica mais reservado ao sentir os holofotes sobre si, retraindo-se ainda mais para dentro de si mesmo. O que o facilitador deve fazer para lidar com esta situação?
Questões para discussão orientada DRAMATIZAÇÃO 2 | ENVOLVER PARTICIPANTES INTROVERTIDOS:
O que poderia ser feito de diferente em sessões futuras para incentivar a participação de alguém que é particularmente tímido ou reservado?
Que estratégias Daniel usou para criar um espaço confortável para o Alberto falar? Elas foram eficazes?
Como podem os facilitadores equilibrar a necessidade de incentivar os participantes mais calados sem pressioná-los demasiado? Quais são os riscos potenciais de pressionar alguém a falar num ambiente de grupo?